Carregando...

Imóveis continuam sendo opção rentável para investidores

Adquirir imóveis para locação ou venda posterior tem sido um dos principais pontos para quem busca uma liquidez de médio prazo.

Apesar da instabilidade da economia, continua sendo comum a busca por alternativas de investimentos que tragam retorno em menor tempo. Com o aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos, adquirir imóveis para locação ou venda posterior tem sido um dos principais pontos para quem busca uma liquidez de médio prazo.

De acordo com o Perfil Socioeconômico da cidade, elaborado em 2011 pelo Sebrae-SC, o município de Rio do Sul possuía, em 2010, 21.603 domicílios registrados. Já o Censo Demográfico de 2010 apontou que 23,8% desses imóveis eram alugados. Esses dados demonstram que a opção de investimento imobiliário na cidade tem aumentado. Segundo dados do IPC-Maps, em 2010, em termos de potencial de consumo, o município de Rio do Sul ocupava a 17ª colocação estadual e a 358ª colocação nacional.

Assim, novas possibilidades de investimento têm surgido com foco principalmente na primeira moradia. Opções como studios, lofts, apartamentos de um quarto tem sido a principal opção para quem busca personalização, infraestrutura, comodidade e custo x benefício.  Com essas características, clientes de 24 a 35 anos tem fomentado o mercado de compra e locação.

O investimento imobiliário tem rendido mais do que aplicações em poupança, uma das principais modalidades de investimento nacional. A alta da taxa básica de juros (Selic) tornou a rentabilidade da poupança pouco atrativa. Com um rendimento de 0,5% ao mês (fixado quando a Selic passa dos 8,5%), ou seja, 6% ao ano.  

Mas, antes de investir em um imóvel é preciso ter claro qual objetivo. Você precisa analisar se tem como meta viver de renda ou se a intenção é ganhar na valorização. Esse fator influenciará no perfil do imóvel a escolher, pois para quem quer viver de renda, imóveis com até dois cômodos são mais fáceis de locar.

A Bazzanella Empreendimentos, que traz a Rio do Sul o edifício Vista 240, que tem como opções lofts e studios para investidores, dá outras dicas para quem quer apostar no mercado imobiliário:

É possível investir com pouco dinheiro

Para quem quer investir mas acredita que a renda não seja suficiente há duas opções bastante plausíveis. A primeira é participar de um grupo de investidores. Esses grupos somam o potencial de investimento coletivo para investir em mercados de comum acordo. Outra opção é investimento em fundos imobiliários que compram vários imóveis.

Prefira imóveis na planta

Comprar um imóvel ainda na planta pode ampliar as chances de rentabilidade. Em média o valor chega a ser 40% menor do que o valor do mesmo empreendimento já concluído.

Aposte na locação

 A opção de locação lhe permite um retorno sobre um bem ainda seu, o que não cria limitações sobre a renda gerada. Mas, é preciso estar atento as opções de maior rentabilidade e conhecer as preferências do consumidor.

Invista também em conhecimento

Para não ter surpresas desagradáveis estude o mercado, a liquidez do negócio e como esse investimento poderá impactar em outros negócios que possua. É importante também se informar sobre a gestão desse imóvel por exemplo, como incluir ele na Declaração de Imposto de Renda. 

Adicionar Comentários